Páginas

Primeiro Projeto Interdisciplinar 2011: RIO DE JANEIRO E CARNAVAL

     Este foi o primeiro projeto interdisciplinar realizado pelos professores de História/Geografia, Lingua Portuguesa, Ciências e Matemática realizado desde o início do ano letivo de 2011 com as turmas de PEJA.
     Foram feitas leituras, pesquisas, cartazes, produções de texto, murais, oficinas de máscaras e enfeites, o que culminou com concursos de músicas e danças de carnaval, além de um lanche especial no dia 3 de março. Veja algumas imagens deste dia.












VÍDEO DAS OFICINAS DE LEITURA, MATEMÁTICA, GEOGRAFIA E CIÊNCIAS

                  Para sanar dificuldades em leitura, escrita e cálculos, os professores do PEJA resolveram criar oficinas com os alunos. Iniciamos na última segunda-feira. Confira as primeiras imagens!



ESPECIAL PARA EDUCOPÉDIA

                            Vídeo produzido especialmente para uma aula de Português da plataforma Educopédia. Acesse: www.educopédia.com .


DIFICULDADES EM LEITURA NO 2º SEGMENTO

         Nós, professores do PEJA II percebemos em nossas turmas, alunos com graves deficiências em leitura. Alguns sequer conseguem ler. A nossa maior preocupação era fazer com que eles acompanhassem todas as disciplinas, o que nos parecia impossível. Foi quando a professora de língua portuguesa se propôs a oferecer oficinas de alfabetização e letramento para estes alunos. Mas como fazer isso sem prejuízo para os alunos que não se encontram nessa situação? Pensamos, conversamos e resolvemos criar algo inovador: aqueles que não têm deficiências em relação à leitura, mas precisam de reforço em matemática, ficarão estudando com a professora da disciplina, e os demais, farão oficinas de atividades diversificadas  com os professores de geografia e ciências, sempre dentro dos projetos pedagógicos que estivermos desenvolvendo. 
          As oficinas terão a duração de uma hora diária e acontecerão ao final da aula. As últimas duas semanas foram de testes de matemática e leitura oral, a fim de fazermos uma triagem. As oficinas iniciarão na próxima segunda feira, dia 20/06/2011. 

A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER

EMOCIONANTE! 
                    Direto do túnel do tempo! A partir do projeto criado pela SME, alunos do PEJA produzem um vídeo onde contam o que mudou em suas vidas depois que foram alfabetizados. Ano: 2010.

                                                                               

PROJETO "UM DIA LEGAL" EM DETALHES

CIEP Antônio Candeia Filho - 2011
Projeto idealizado pelos professores de PEJA I e II

PROJETO: “Um dia Legal”

Apresentação:

Realizar-se-á uma vez ao mês, em datas previamente escolhidas, um dia com atividades diferenciadas.
Em cada um desses dias, criaremos e desenvolveremos um tema específico no qual as atividades serão baseadas. Embora o projeto tenha um enfoque pedagógico, buscaremos priorizar as atividades lúdicas por serem estas mais prazerosas e atraentes aos alunos. Essas atividades lúdicas incluem jogos, competições, festas, artes plásticas, etc.


Justificativa:

Buscando uma forma de atrair os alunos e tornar o ambiente escolar mais interessante, decidimos criar e desenvolver o projeto.
Nossos alunos são, em grande número, adolescentes. Sabemos que nessa fase da vida, é necessário que o interesse do aluno seja despertado para a escola e seus objetos de aprendizagem de forma dinâmica e instigante. Além disso, precisamos suprir a carência de atividades físicas, causadas pela falta de um professor de E. Física em nossa escola, bem como as linguagens artísticas, pelo mesmo motivo.

Da mesma forma, queremos garantir a socialização por meio da interação entre as turmas e interdisciplinaridade e combater a baixa frequência e evasão escolar.

Objetivos:

-Socializar e integrar as turmas;
-Apresentar os conteúdos pedagógicos por meio de atividades lúdicas;
-Promover um ambiente dinâmico e atraente para os alunos;
-Combater a baixa frequência e a evasão escolar.


Atividades

-Festas temáticas;
-Saraus;
-Dramatizações;
-Jogos;
-Oficinas;
-Competições/ concursos/gincanas
-Atividades recreativas livres;
-Exibição de filmes;
-Passeios culturais.




Recursos:

-CDs, DVDs;
-Textos poéticos;
-Textos teatrais;
-Material esportivo;
-Material para atividades artísticas.


Desenvolvimento:

No dia escolhido, iniciaremos as atividades de rotina no primeiro momento da aula, por aproximadamente uma hora, com exceção aos dias em que haverá passeios. A seguir iniciaremos o “Dia Legal” propriamente dito.
Neste dia os alunos preferencialmente sairão do ambiente de sala de aula para entrarem no clima relacionado ao tema e às atividades propostas.


Primeiro “Dia Legal”: 20/04
                         Tema: Páscoa
                Atividades: Confraternização com mensagens, troca de chocolates, canjica e brincadeiras.

Segundo “Dia Legal”: 19/05
                    Atividades:  Oficinas de dança, artes e trabalhos para a exposição.

SEGUNDO DIA LEGAL

O nosso segundo dia legal foi o dia 19 de maio. Ao chegar à escola, os alunos foram convidados a escolher entre oficina de artes, dança ou trabalhos para a exposição do dia 25/05. Nossos alunos gostaram muito das atividades!







Vídeo da oficina de dança:

PROJETO "UM DIA LEGAL"

A professora Nadir, de geografia e história, sugeriu um projeto e, como não poderia deixar de ser, a equipe de professores abraçou a idéia, arregaçou as mangas e fez acontecer! Trata-se do projeto UM DIA LEGAL, no qual todos os meses teremos um dia totalmente fora da rotina diária de sala de aula. Os alunos não são avisados sobre quando acontecerá o dia legal. Eles simplesmente chegam e são surpreendidos com gincanas, exibição de filmes, oficinas, bingos, competições variadas, festas e o que mais nossa imaginação preparar.

O primeiro dia legal aconteceu no dia 20 de abril, com uma gincana muitíssimo animada.Os professores prepararam muitas perguntas a respeito de todas as disciplinas e tarefas eletrizantes! Confira o vídeo da gincana!


INTERDISCIPLINARIDADE

                                               PEJA Ciep Antônio Candeia Filho

Interdisciplinaridade. Essa é a mola mestra do trabalho realizado no PEJA do CIEP Antônio Candeia Filho. A equipe de professores idealiza e desenvolve inúmeros projetos nos quais todas as disciplinas são inseridas e, como não poderia deixar de ser, o sucesso é inevitável! Nossos alunos participam ativamente e estão cada vez mais integrados e inseridos na comunidade escolar.
Nossa escola tem uma linda história. Uma história de luta. Estivemos a um passo de vê-la com suas portas fechadas. Mas graças ao espírito de luta e ao amor pelo trabalho e pela comunidade, nós, professores, junto com nossos alunos, responsáveis, funcionários, enfim, toda a comunidade escolar, vencemos a batalha. E demos a volta por cima. Nossa escola teve uma melhora significativa no desempenho do ensino regular e o trabalho com o PEJA se renova e se reinventa a cada dia, buscando novos caminhos em prol do desenvolvimento e da formação plena dos nossos queridos alunos. 
Clique aqui e tenha acesso  ao Site Tony Gifs Javas